Texto: Gerson dos Santos Francisco


Nascida em Ogidi, Ijumu no Estado de Kogi na Nigéria, Nike Monica Okundaye é a mulher por trás do sucesso da Galeria de artes Nike Arts Gallery localizada em Lagos, Abuja na Nigéria. Após ter perdido a mãe aos 6 anos, foi criada pela avô que lhe transmitiu a paixão pela arte de tecer. Nike nunca teve nenhuma formação na área de artes mas desenvolveu um génio pela pintura, tecelagem e bordado. Hoje ela é uma artista aclamada cujos trabalhos são celebrados nas principais capitais do mundo, com trabalhos expostos em países como Alemanha, Bélgica e Japão.

Os presidentes americanos, Bill Clinton e George W. Bush são apenas alguns dos mais notáveis admiradores do seu trabalho. Os dois fizeram questão de a conhecer pessoalmente aquando das suas visitas à Nigeria.

Devido ao seu sucesso no mundo das artes, Nike teve a chance de leccionar e palestrar em Universidades de renome como a Harvard, Ohio, Colombus e Edmonton. É importante relevar que as pessoas à quem ela leccionou e palestrou são dos mais variados níveis académicos, ou seja desde recém-licenciados a doutores.

Nike Monica Okundaye é o exemplo mais fiel da citação: A formação é um requisito necessário mas não sufficiente para o sucesso. Ela atribui as suas conquistas à sua determinação, paixão e foco.

O.B.S- A revista JdB incentiva e valoriza o esforço académico, actualmente directamente ligado ao sucesso no mercado de trabalhO. Com este artigo, tecemos apenas a importância de explorar também as vias do conhecimento através de actividades não curriculares.