Por: Redacção

 

O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) tem disponível, para este ano lectivo, 4193 lugares para bolsas de estudo interna e as inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira, 8, informou na semana passada o director da instituição, Jesus Baptista.

O director do INAGBE reforçou, em entrevista à RNA, no último fim-de-semana que das bolsas, 200 são destinadas para pós-graduação (um projecto piloto) e as restantes para curso de licenciatura. O orçamento para cobrir as despesas das bolsas de estudo disponibilizado pelo Executivo é de 16 bilhões de kwanzas, referiu.

O responsável informou ainda que de 22 a 24 deste mês as instituições de ensino superior deverão enviar os processos de candidaturas dos alunos para o INAGBE, para fazer uma triagem dos estudantes.

A avaliação, explicou, vai ter em conta a idade, média de notas e área de conhecimento em que o estudante vai concorrer, pelo que o dirigente recomenda às instituições a fazer o acompanhamento minucioso das candidaturas, já que tem se verificado documentos falsos de certos estudantes, lembrou.