Texto: Neliengue Sancho


A Mediateca ‘Zé Du’ no Cazenga, em Luanda,  está a promover de debates com usuários daquela instituição às terças-feiras entre às 8 e às 9 horas, com o tema de higiene e segurança no local de serviço, com destaque às Mediatecas. Ontem o assunto foi o mau cheiro. Há quem defenda uma frontalidade rigorosa na abordagem a um amigo que se encontre nessas condições, outros preferem ser mais ponderados, dar dicas para evitar roupas, por exemplo, que produzam calor concentrado.

A pergunta é: se seu amigo cheirasse muito mal a suor o que você faria?

Senhores, jovens e adolescentes afirmaram que não é fácil lidar com situações do género porque o indivíduo implicado muitas vezes sente-se ofendido quando alertado, porém, uma boa conversa seria ideal procurando formas de não magoar o mesmo.

Há quem prefira ser mais frontal, nada de cerimónias. João Abrantes, de 31 anos, diz que, tratando-se de um amigo, chamá-lo-ía  e falaria mesmo na cara do amigo de forma educada e amigável.

O adolescente Fabrício, estudante da 6.ª classe, sorrindo, defende que um amigo seu “não pode cheirar a suor”, se não deixa de falar com ele, afirma, “mas antes disso compro-lhe uma caixa de desodorante, rolone e sabonetes perfumados”, confessa.

O menino fez-nos levantar outra questão: será que somente a falta de banho leva o indivíduo a criar odor?

A resposta por parte dos participantes dirigiu a um único ponto, concordando que não é apenas a falta de banhos, apontando factores como vestir uma roupa anteriormente usada sem antes lavar, o acumular de pêlos púbicos, caminhar longas distâncias debaixo do sol e muitas outras razões.

Esta é uma informação, de resto, que muita gente desconhece, mas há tecidos ou cores que podem acumular suor, o que termina em mau cheiro, lembrou Cabral Bonifácio, estudante de Medicina.

Adelaide Canguia, responsável de Higiene e Segurança das Mediatecas, referiu que o objectivo  dos debates é fazer com que os usuários falem daquilo que eles mesmos fazem, já que muitas vezes, entende, usuários há que procuram os serviços de Mediateca sem higiene alguma, fazendo com que outros se sintam mal, não suportando mau odor, por exemplo, referindo que há quem chega a vomitar ou ficam com dores de barriga.

Aproveitamos deixar aqui algumas dicas para evitar mau odor e viver sua vida de forma mais limpa e saudável. 

-Lave muito bem as axilas

-Tenha ceteza de que não sobraram resíduos

-Use limão na lavagem das axilas

-A urina também pode ajudar a eliminar o odor.

– Alimentar-se bem

– Depile as axilas

– Use um anti-transpirante ao invés de um desodorante

– Use bicarbonato