O cantor angolano Anselmo Ralph é um dos cabeças de cartaz da festa de baleeiros (caçadores de baleias), na vila das Lajes, em Portugal. O evento religioso aliado a festa da música, inicialmente organizado pelos baleeiros, termina dia 27, e serve para homenagear a sua padroeira Nossa Senhora de Lourdes, passou a ter, com o passar dos anos, uma vertente mais popular e não apenas religiosa, transformando-se num dos festivais de música de verão no arquipélago.

Dos músicos convidados, fazem ainda parte os artistas portugueses Raquel Tavares, José Cid e Tony Carreira.

Situado na costa sul do Pico, a vila das Lajes (que segundo os historiadores foi a primeira localidade a ser povoada na ilha), ficou conhecida como vila baleeira, devido ao impacto económico e social que a actividade da baleação teve na população local.
Numa altura em que a subsistência das famílias na ilha do Pico dependia, em grande parte, da actividade agrícola e das pescas, a caça à baleia assumiu um importante papel em quase todo o concelho das Lajes do Pico, devido à passagem dos cachalotes (a baleia mais comum nos Açores), junto à costa sul da ilha.