Por: Albino Tchilanda


A situação da aposta na juventude em África está a ser discutida de hoje até amanhã durante a 29.ª cimeira a decorrer em Adis-Abeba (Etiópia). Angola, que é o quinto maior contribuinte da União Africana,  está a ser representada por uma delegação encabeçada pelo ministro da Defesa, João Gonçalves Lourenço

Segundo noticiou a RNA, a Sessão Ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), vai analisar, além da situação do investimento na juventude do continente, a situação demográfica.

 A reunião será ainda marcada por eleições dos comissários da União Africana para os assuntos Económicos, e para os Recursos Humanos, Ciência e Tecnologia, bem como dos membros da Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos (CADHP), na qual a angolana Manuela Maria é concorrente.

A Conferência orientada por Alpha Condé, Estadista da República da Guiné Conacri, na qualidade de Presidente em exercício da União Africana, conta com a presença do Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres e Angola está representada por uma delegação encabeçada pelo ministro da Defesa, João Gonçalves Lourenço, em representação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Em representação do Médio Oriente está o Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud-Abbas.

A cimeira vai também aprovar o Orçamento da UA, para o ano 2018. Angola é o quinto maior contribuinte da organização continental, a seguir à África do Sul, Nigéria, Egipto e Argélia.