A apresentadora do programa Cooltura, da Tv Zimbo, Sofia Lucas, foi a grande vencedora dos Prémios Jovens da Banda, na categoria de Apresentador do Ano.

A jovem de 35 anos nasceu no Lobito. Com 3 anos de idade foi levada para Portugal, onde viveu com a avó e os tios, em Lisboa. Sempre foi muito tímida e introvertida. Na escola gostava muito das disciplinas de Língua Portuguesa, teatro, educação física e ganhava muitas provas desportivas.

Desde os 5 anos de idade sempre praticou desporto, nomeadamente, ginástica desportiva (durante 7 anos), 2 anos de dança Jazz (Sporting Clube), durante 8 anos praticou Judo, até atingir o 1º Dan (cinto negro. Formou-se em Análises Clínicas e Saúde Pública no Politécnico de Lisboa e fez o Mestrado em Microbiologia Médica na Universidade Nova de Lisboa. Trabalhou como analista clínica durante cinco anos no Hospital Egas Moniz (Lisboa).

Decidiu dedicar-se também à Dança, praticando Street Dance num Projecto – “O Filho Perdido”, fazendo espectáculos como bailarina e cantora. Começou também a dar aulas de Street dance a crianças e pré-adolescentes.


Aos 26 anos de idade veio para Angola, Luanda integrada num projecto de uma telenovela, “Doce Pitanga”, como coreógrafa e actriz. Após o término desse projecto fez alguns trabalhos como bailarina e coreógrafa. Posteriormente, em 2009, entrou para a TV Zimbo, até à data. Começou como repórter no Programa Chocolate, e depois no programa Sexto Sentido. Apresentou durante um ano o programa Made In Angola e actualmente encontra-se a coordenar e apresentar o programa Cooltura, criado e realizado pela mesma.

Nomeações: 2013 – Divas de Angola/Diva da Comunicação Social; 2017 – Moda Luanda/Melhor Apresentador de Entretenimento; 2017 – Jovens da Banda/Melhor Apresentador do Ano.

Já participou na organização de eventos como o “Tedx”, Elinga no Feminino e projectos solidários, nomeadamente os “Zungueiros Solidários”. Recentemente foi nomeada Vice-presidente para a área Cultural do Zimbo Clube.