Por: Jéssica dos Santos


O presidente da associação solidária ATALAIA, Oswaldo Aníbal, garantiu à JdB sobre a realização de jogos solidários com rostos de figuras públicas, sendo que já conta com as presenças de Yanick Moreira e Carlos Morais. A primeira edição é já garantida para 22 de Julho, das 14 às 17 horas.

O jogo solidário tem como objectivo canalizar ajuda para comunidade da paróquia do Bom Jesus, essencialmente material didático (cadernos, lapiseiras, lápis, cores, livros) porque a instituição consente  dificuldades que se prendem, essencialmente, a educação, “decidimos realizar o jogo no dia 22 de Julho, não se vai cobrar nenhum valor monetário à entrada”, garantiu e apelou para as pessoas que quiserem aderir à actividade “basta trazerem algum material didáctico, seja cadernos, cores, lápis o que lhe for possível e fazer a festa connosco”, convidou.

As equipas não serão formadas apenas por jogadores, haverá também músicos, e outras figuras públicas.

A associação Atalaia, já tem vindo a realizar acções solidárias, entretanto, “não queremos simplesmente ser aquela organização que arrecada donativos e entrega e depois arrecada mais aqui e entrega, nós queremos desenvolver projectos em vários sectores, não só no sector da educação, mas também criar grupos de acompanhamento psicológico, desportivo e não só”, explicou continuando ainda que constam como objectivos “tentar fazer com que consigamos apoio para alargar a escola, eles têm uma escola que tem 3 salas de aulas, que alberga 400 alunos, o que é muito pesado, então queremos tentar, a partir dessas actividades, conseguir arrecadar”, refere-se à paróquia de Bom Jesus o destino concreto dos donativos que pretendem arrecadar.

Os eventos estão marcados para os meses de Julho e Dezembro, contam com a parceria da Helmarc Arena, o espaço onde vão realizar os jogos, “foi-nos cedido, foram muito gentis em ceder o campo e para esta actividade contamos também com outras entidades que têm apoiado a nossa causa, desde já a Pura, a GS empresa de segurança, Angola Secratch Dj, e muitas outras”, disse.

O responsável frisou que não foi necessário correr muito atrás das pessoas para conseguir as parcerias ”marcamos algumas reuniões com as entidades que nos estão a apoiar, apresentamos a ideia e fomos apoiados, fundamentalmente pelo pessoal do Helmarc Arena, que apoiaram e têm apoiado mesmo em termos da organização da própria actividade, e graças a Deus não tivemos muitas dificuldades”, revelou.

Em parceria com o supermercado Candando e o grupo Zahara “Kero” vamos estar com os nossos dois rostos (Yannick Moreira e Carlos Morais), e mais dois artistas que vão fazer parte da actividade”. “Vamos ficar nas entradas dos supermercados para incentivar as pessoas a entrarem para ali mesmo fazerem já a compra do material didáctico e doarem no momento, na medida que vão comprando, vamos fazer a entrega de uma fita” que garante ingresso ao evento.

Figuras garantidas

Um dos rostos do jogo solidário, Yannick Moreira, que abraçou a causa solidária, contou à JdB que as pessoas com quem trabalha todos os dias tiveram a preocupação de falar com ele e a ONG, para verem qual seria a possibilidade de organizar um jogo solidário para as comunidades que estão a precisar, “quando decidi aceitar o convite ainda não tinha visto o lugar, daí quando vi, senti-me mais motivado a levar esse projecto para frente, e ver se conseguimos organizar o primeiro jogo este ano e dar continuidade todos os anos”, deseja.

Por fazer também parte da ONG, com mais 4 pessoas chegadas a ele, então decidiu ingressar para o processo ser mais rápido.

O internacional angolano adiantou, desde já, que o projecto não vai ficar por aqui, pretendem dar continuidade todos os anos ou de seis em seis meses, por notarem a necessidade da comunidade em causa que precisam de ajuda, “e sempre que eu ou o Carlos Morais estivermos disponíveis iremos organizar eventos do género e apoiar, para que se consiga ajudar as comunidades necessitadas”, garantiu.