Por: Neliengue Sancho


Com objectivo de incentivar à leitura e à escrita em diferentes escolas e universidades do país, a Acção de Jovens Estudantes Ligados a Literatura e Artes (AJELLA) promove de 21 a 28 do mês em curso a Feira de Literatura Infantil e Artística na escola Ekuikui II, no município do Rangel, em Luanda. No evento a organização vai oferecendo alguns livros, no dia de abertura, esta quinta-feira, foram ofertados pelo menos 80 livros.
A abertura, que aconteceu hoje por volta das 10 horas, contou com uma palestra onde o professor, escritor e também membro da associação, Orlando Fernando, foi o prelector.
Com o tema “Como fazer uma boa leitura e ser amigo do livro”, os alunos daquela escola aprenderam mais sobre o assunto e no fim os mais destacados foram brindados com livros, entre os quais as meninas Andreza António e Adriana Maior, ambas alunas da sétima classe na escola Ekuikui II com 11 e 12 anos respectivamente.
Segundo Adwani Kilundo, coordenador da Acção de Jovens Ligados a Literatura e Artes, a feira enquadra-se no projecto ‘Ondjango Angola letras, artes e ideias’ e visa saudar o mês do herói nacional.
Rufino Albino, outro membro da AJELLA, esclareceu que cerca de 200 livros (nacionais e internacionais) estão expostos e maior parte deles estão a ser oferecidos para incentivar o gosto pela leitura.
Disse ainda que os leitores terão, durante a feira, a oportunidade de estar com alguns escritores nacionais dos diferentes livros expostos e também poderão conversar sobre algum livro que já tenham lido dos autores presentes.
A feira estará aberta a todos das 10 às 16 horas até ao dia 28, dia que marca o fecho da actividade.
Livros de Maria Eugênia Neto, Orlando Fernando, Manuel Rui Monteiro, Zuline Bumba, Agostinho Neto, Óscar Ribas, Pepetela e tantos outros escritores angolanos podem ser lá encontrados.
As crianças e alunos daquela escola deixaram um apelo aos educadores e encarregados de educação “ajudem as crianças a cultivar o gosto pela leitura. Comprem mais livros que brinquedos e leiam para os que ainda não sabem ler”.

Rangel tem 6,2 km² e cerca de 261 mil habitantes. Limita a Oeste com o município da Ingombota, a Norte com o município do Sambizanga, a Este o município do Cazenga e a Sul com os municípios de Kilamba-Kiaxi e Maianga. É constituído pelas comunas da Terra Nova, Rangel e Marçal.