Por: Redação

Imagem: D.R.


As eleições gerais na República Democrática do Congo (RDC) foram marcadas para 23 de Dezembro de 2018, a informação foi prestada ontem à  imprensa por uma fonte oficial em Kinshasa.

As “eleições directas” serão organizadas numa única volta, no domingo de 23 de Dezembro de 2018, declarou o relator da Comissão Eleitoral, Jean-Pierre Kalamba, em cerimónia oficial convocada para ser divulgada publicamente o calendário eleitoral.

De acordo com  a Comissão Nacional Eleitoral Independente (CENI), o anúncio dos primeiros resultados da disputa presidencial será a 30 de Dezembro de 2018, sendo que os resultados definitivos serão conhecidos a 9 de Janeiro de 2019. O novo presidente da República Democrática do Congo (RDC) tomará posse a 12 de Janeiro de 2019, acrescentou a Comissão Nacional Eleitoral Independente.

Segundo o presidente da Comissão, Corneille Nangaa, o calendário baseia-se no “princípio da racionalização do sistema eleitoral para reduzir o custo das eleições”.

A divulgação dessas datas ocorre num contexto político ainda tenso, devido à permanência no poder do presidente Joseph Kabila, após o fim de seu mandato, a 20 de Dezembro de 2016, e de instabilidade militar no Leste do país.