Neliengue Sancho

 

Daniel Dala, finalista do curso de telecomunicações pela Universidade Católica de Angola, apresentou na quarta-feira, 19, a Direcção de Viação e Trânsito um software que facilita a captura do veículo que ultrapassar o sinal vermelho do semáforo. O projecto é o coroar do seu trabalho de fim de curso com o tema “sistemas de detenção de captura de infractores do sinal vermelho do semáforo”.

O sistema não localiza apenas viaturas que ultrapassem sinal vermelho do semáforo, reduz também o número de vítimas mortais ou danos materiais causados pelos infractores, segundo explicações na página virtual da Universidade Católica de Angola, UCANBOOK.

Na realização do trabalho, Daniel Dala delimitou a centralidade do Kilamba e a divisão nacional de viação e trânsito e precisou a aquisição de 36 semáforos nas vias principais, 30 nas secundárias  cerca de 40 câmaras e um cabo de fibra óptica que liga a centralidade da DNVT, bem como o cadastramento dos proprietários dos veículos.

O trabalho, que foi apresentado na passada quarta-feira à Direcção Nacional de Viação e Trânsito pelo autor ao superintende-chefe Augusto Vial em representação do director da  DNVT, teve como orientador o chefe do departamento de telecomunicações, doutor Zaidila Manuel.