A história da festa da despedida de solteiro é incerta, porém, alguns historiadores situam sua origem nas antigas festas gregas chamadas de bacanais, que eram celebradas em honra ao Deus do vinho, protagonizada por homens que festejavam o término da elaboração do vinho com uma procissão até o Templo de Baco, em que representava o mistério do casamento do Deus com a jovem Koré.

As despedidas de solteiro evoluíram com o passar do tempo. Na actualidade é uma festa para comemorar com os amigos e celebrar uma nova etapa na vida. Há 50 anos, as despedidas centravam-se apenas em sair com os amigos assistir um “show” e beber cerveja. Na última década houve mudanças, porque a despedida não se concebe unicamente como uma última noite de farra, mas sim com o intuito de aproveitar o dia. Trata-se de reunir-se com os amigos e desfrutar juntos o fim da vida de solteiro.

A mulher também alcançou seu espaço e começaram a aparecer as despedidas de solteira.

Dizem que o que acontece em uma despedida de solteiro nunca deve ser revelado, entretanto, algumas pessoas contam que entre outras coisas, o acto sexual normalmente acontece entre a pessoa que se despede da vida de solteiro (homem ou mulher) com outro do sexo oposto que por norma fazem parte da festa de despedida. Isso, faz com que alguns cônjuges não aceitem e não queiram que se faça uma despedida de solteiro.

Em Angola, parece que a festa de despedida de solteiro não é comum entre jovens que se vão juntar, pois, os mais de 10 casais com quem conversamos, sequer um passou por este processo, e as mulheres falaram somente em ‘Chá de panela’, uma comemoração onde pessoas mais chegadas à noiva levam presentes dias antes da realização do enlace matrimonial num ambiente em que a música, brincadeiras, conselhos, comidas e bebidas marcam presença.

Entre outros factores, os casais consideraram desnecessária uma despedida de solteiro devido os gastos o que o mesmo impõe e porque também para eles (homens) um dos grandes objectivos da festa de despedida de solteiro é relacionar-se sexualmente com outra mulher pela última vez e para nunca mais fazê-lo despois de casar, porém, a realidade é contrária, primeiro porque mesmo casado, muitos homens fazem sexo fora do casamento e depois porque já tinha carta branca para dormir com a noiva antes mesmo do casamento.