A empresa interbancária de serviços (EMIS) vai permitir a partir de Julho, o levantamento de dinheiro nos ATM´S sem necessidade de cartão multicaixa.

 

A implementação deste serviço, permitindo o levantamento de dinheiro na rede ATM com recurso a um telemóvel, surge depois da aprovação, a 22 de Fevereiro, em reunião do Conselho de Ministros, da estratégia do sistema de pagamentos móveis.

 

Em declarações à imprensa no final da reunião, o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, anunciou que o decreto presidencial que viabiliza o sistema de pagamentos móveis foi aprovado com o objectivo de se colocar à disposição da população mais um sistema de pagamento assente nas redes de telemóveis.

 

De acordo com informação da EMIS, este novo sistema consiste na selecção do envio de dinheiro de um utilizador para outro, recorrendo à rede multicaixa, em que apenas o primeiro tem de ter conta bancária, na qual será debitado o valor da transferência.

 

A operação obrigará à introdução do número do telemóvel do destinatário da transferência, que posteriormente receberá um código da EMIS com o qual poderá concretizar o levantamento da quantia enviada electronicamente, sem necessidade