Texto : Jéssica dos Santos


 

A oitava edição da feira do inventor, em Luanda, realizar-se-á de 26 a 30 de Abril, segundo anunciou o diretor-geral do Centro Tecnológico Nacional, Gabriel Luís Miguel. O evento apresenta um dossiê de 300 ideias e invenções, muitas delas já premiadas em eventos internacionais.

Em conferência de imprensa na manhã desta segunda-feira, em Luanda, Gabriel Luís Miguel informou que simultaneamente decorrerá a 3ª edição da Feira de Ciência e Tecnologia e a 3ª edição da Feira Internacional de Ideias – Invenções e Valorização de Produtos.

A actividade tem como objectivo, segundo o responsável, citado pelo Jornal de Angola,  desenvolver uma cultura local assente na base da criatividade e inovação, proporcionando a verdadeira integração da Ciência, Tecnologia e Inovação, na estratégia de desenvolvimento do país.

Gabriel Luís Miguel sublinhou que 60% dos trabalhos apresentados estão relacionados com a mecatrónica, que funciona como uma espécie de “futuro das engenharias” por agregar em si disciplinas comuns a qualquer engenharia como cálculos, física, mecânica e electricidade.

Similarmente será ainda realizada a 5ª Conferência sobre Ciência e Tecnologia, de 26 a 28 de Abril do ano em curso. O evento pretende reunir bancos e investidores nacionais e estrangeiros para fazerem negócios, divulgando seus serviços. Será apresentado um dossier com 300 ideias e invenções, muitas das quais já premiadas em eventos internacionais.

Segundo o diretor-geral do Centro Tecnológico Nacional, os trabalhos dos inventores foram expostos nas feiras organizadas de 2009 a 2016, aguardando-se por uma produção à escala industrial para dar solução a muitos problemas sociais.

Na parte característica da mecatrónica são introduzidas técnicas que incluem circuitos lógicos, controlo de sistemas mecânicos e automação industrial, daí o seu pendor para solucionar rapidamente problemas que afligem populações.

Sob a defesa do Ministério da Ciência e Tecnologia, o evento antecipa uma participação de cerca de 120 expositores das 18 províncias e do exterior, nomeadamente, Alemanha, África do Sul, Brasil, Namíbia, Portugal e Uganda.