Por: Adalmira Ekuikui


A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, no encerramento do 4.º Congresso de Ciências da Clínica Multiperfil, realizado no Centro de Convenções de Talatona, na semana passada, felicitou a iniciativa da organização e apelou aos profissionais da saúde a mudança de comportamento individual para que isso se reflita no colectivo.

O 4º Congresso da Clinica Multiperfil reuniu profissionais e estudantes da área da medicina, que durante quatro dias tiveram a oportunidade de participar num evento que ofereceu 65 cursos dos mais variados temas e ligados às diversas especialidades, os mesmos tiveram início de 6 a 7 de Novembro, tendo sido os dias 8 e 9 reservados para a continuação da feira com congressos.
O congresso contou com a participação de 12 congressistas vindos de outras províncias.

Foram abordados temas ligados a Cardiologia, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão de Saúde, Oftalmologia, Hematologia e Hemoterapia, Ortopedia. Os formadores vindos das várias unidades orgânicas dos serviços de saúde, procuraram idealizar o lema do Congresso: Formar, especializar para melhorar.

No encerramento, o Presidente do Conselho de Administração da clinica Multiperfil, Manuel Filipe Dias dos Santos, manifestou-se satisfeito pela participação dos congressistas e reconheceu ser um espaço que permitiu que todas as temáticas que constavam do programa fossem abordadas.
Em simultâneo aconteceu a Expo-Multiperfil, com a presença dos principais laboratórios e distribuidores farmacêuticos, fornecedores de equipamento medico-hospitalar e serviços.

A ministra Maria do Rosário Bragança Sambo disse ainda ser importante eventos do género, por reunirem profissionais que têm objetivos comuns, que é de cuidar da saúde, “para cuidar precisamos trabalhar em equipa, nem sempre é formada essa capacidade. Por essa razão e capacidade de perseverar, eu felicito mais uma vez a clínica Multiperfil”, disse.

A clínica oferece cursos ministrados no decorrer do ano, a curto prazo. Em 2018 o Centro de formação de Saúde da Clínica Multiperfil, inaugurado em 2015, abrirá as suas portas em 2018 para o curso de Enfermagem, concedendo o grau de Licenciatura.

O evento serviu para saudar igualmente o 15ª aniversário da Clinica Multiperfil, inaugurada a 08 de Novembro de 2002, nasceu com o objectivo de ser um centro formador e disseminador de conhecimentos nas áreas médicas de maior complexidade tecnológica.