Por: Michel Candembo 

Imagem: D.R.


Os educadores Odara Delé e Edson Pereira, lançam no próximo dia 21 de Novembro, no Brasil, o aplicativo ‘Alfabantu’, que tem como objectivo exaltar a ancestralidade dos povos africanos daquele país, por meio do ensino de uma língua Bantu, especificamente o Kimbundu.

O aplicativo estará disponível por download gratuito pelo sistema Android e trará jogos e brincadeiras interactivas, bem como um glossário de palavras diversas pensado com o propósito de facilitar a memorização dos pequenos. “Decidimos criar um aplicativo para aproximar as crianças da história, cultura e arte para que compreendam que a cultura africana faz parte da nossa sociedade brasileira”, frisou Odara em comunicado tronado público e citado pelo portal de Geledés, do Instituto da Mulher Negra no Brasil.

Os pesquisadores reiteram ainda a influência que o Kimbundu teve sobre o português, introduzindo algumas palavras como ‘caçula’ ou ‘moleque’ que são usadas por nós até hoje, apesar do processo de colonização que resultou na extinção de vários dialectos, tanto indígenas como africanos.