Por: Africano Vemba

O Contabilista é o profissional encarregado de trabalhar com a área financeira, econômica e patrimonial de uma ou várias empresas. Ele é o responsável por prestar consultoria tributária e realizar demonstrações financeiras, perícias extrajudiciais e judiciais, organização e execução de serviços de contabilidade em geral, revisão periódica de balanços e contas de uma empresa, escrituração obrigatória dos livros de contabilidade e bem como outras atividades.

Este profissional, precisa conhecer bem as leis que dizem respeito ao patrimônio das pessoas jurídicas, datas e prazos dos impostos que a empresa deve pagar e interpretar, de forma correcta, as informações recebidas para saber que atitudes devem ser tomadas para o crescimento da empresa onde exerce as suas funções. O contabilista deve pautar por uma boa conduta ética, ter bastante cuidado e ser honesto por ter acesso a informações cruciais das empresas.

Quatro anos, é o tempo necessário para ser contabilista e para tal, o interessado deverá cursar, entre muitas variantes, Contabilidade Geral, Contabilidade e Gestão Empresarial ou ainda Contabilidade e Administração. O contabilista pode trabalhar como pesquisador, assessor (prestação de serviços), professor, colaborador de pessoas jurídicas, analista de contabilidade ou auditor (independente interno ou externo).

O profissional desta área encontra facilmente colocação no mercado de trabalho, visto que toda pessoa jurídica necessita de, no mínimo, um contabilista. Portanto, as áreas de auditoria e perícia contábil são opções, que por estarem em alta, atraem muitos contabilistas.

Em fase de preparação, o futuro contabilista precisa ter hábito da leitura, postura crítica, gostar de matemática, ser bastante organizado, ser flexível e seguro, ser detalhista, possuir visão dimensionada e saber planificar o seu trabalho.

Profissoes

No caso de Rássia Carina Tavares, de 25 anos de idade, Bacharel em Contabilidade e Administração Pública, actua em auditoria na empresa Crowe Horwath Auditores, diz que ser Contabilista é como desvendar o que andou obscuro.

Para a Auditora Rássia, é dificil exercer o seu trabalho porque muitos veem os auditores como “o elemento do contra” e rejeitam partilhar as informações necessárias para a realização da auditoria.

Rássia Tavares, explicou tambem como é o seu trabalho: “Como já disse, faço auditoria financeira e para tal necessito de documentos contabilísticos como balanço, balancetes e outros que servem para o bom andamento do meu trabalho. E como auditora, tenho a oportunidade de conhecer vários negócios ou diversas empresas, o que é bom para mim. Por isso acho o meu trabalho incrível”.

Segundo Rássia Tavares, a sua atribuição básica é a validação documental, que é o processo de verificação de documentos suporte de despesas, como facturas, recibos, notas e outros, o que permite a ela saber se o activo da instituição em análise está bem valorizado e o passivo correctamente registado.

A Auditora Rássia Tavares deixou o seguinte conselho para os Jovens Da Banda: “Para quem pretende ser auditor é necessario antes de tudo ser um bom contabilista e estar disponível para o aprendizado contínuo. Esta é uma carreira de muito aprendizado”.

Profissões 2