Por: Redação


O bispo reformado da igreja Metodista Unida de Angola, Emílio de Carvalho, observou esta semana que a relação familiar está a ser afectada pela perda de valores, sobretudo, o respeito pelos mais velhos.

Durante o culto de encerramento da conferência com o lema “Familia edificada sobre a rocha”, que decorreu de 05 a 11 de Junho, o bispo realçou ser importante a valorização dos mais velhos, pois os mais novos estão a perder o respeito pelos anciãos, considerando que a crise de valores existente é responsável pela degradação de muitas famílias.

O primeiro bispo da Metodista em Angola explicou que no passado os pais não eram ignorados como são actualmente, e os filhos valorizavam os pais, prestavam mais atenção às pessoas idosas e desta forma contribuíam para o engrandecimento da sociedade.

Para ele, o prolongamento da vida de qualquer homem depende muito da forma como valorizou o seu pai, para isso, há uma necessidade de os  pais não  provocarem a ira dos filhos, mas sim “criá-los na doutrina do Senhor para o garante da família”.

“Filho, honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra que Deus te dá”, enfatizou.

Referiu que o  Evangelho de Cristo oferece uma nova versão no contexto bíblico que inclui como família todas as pessoas, “lembrando a sociedade tem a célebre missão de proteger a população idosa para não cair em dias maus”, alertou.