Por: Redacção

Sexo e menstruação são dois assuntos que ainda despertam muitas dúvidas nas mulheres, o que faz com que muita gente fique sem saber como agir, especialmente na hora em que os dois estão juntos. Algumas não fazem, alegando o desconforto, outras por acharem que não é recomendado. 

Percorremos algumas áreas no município de Belas para saber das mulheres que opinião têm sobre o assunto. A maioria delas mostrou-se desconfortável em abordar o assunto, porém, outras foram abertas e simpáticas ao microfone da JdB e disseram ser normal.

Laura Figueiredo, de 27 anos, vive maritalmente há 5 anos no bairro Partido. Questionada sobre o assunto, sorridente apenas respondeu “Isso depende muito da mulher porque o homem sempre quer envolver-se sexualmente. No meu caso, continuava. não me sinto confortável manter relações sexuais enquanto menstruada”.

Ao que parece, o problema não é apenas o facto de algumas mulheres negarem o sexo aos parceiros durante o período menstrual, os médicos alertam que há maior chance de contrair infeccões sexuais quando se faz o sexo no período menstrual.

Mas afinal, que problemas podem surgir ao fazer sexo menstruada? Faz mal para a saúde? Há risco de engravidar?

A sexóloga brasileira, Luni Freire, esclarece que embora seja prazeroso envolver-se nesse estado, não se deve esquecerr o uso do absorvente íntimo, próprio para ser usado durante as relações. É uma espécie de esponja que, no entanto, não substitui a necessidade do uso de camisinha e pílula anticoncepcional.

Fazer sexo menstruada pode engravidar? 

É possível engravidar sim porque nesse período a mulher não ovula, mas podem haver alguns ciclos irregulares e muito curtos e. nesses casos, a mulher pode engravidar.

Será que durante a menstruação a possibilidade de contrair a DST é maior?

A especialista explica que nesse período, o PH da vagina passa de ácido para alcalino e, além disso, como o tempo que protege a subida de germes para o útero é desfeito e substituído pelo sangue, é preciso mais cautela na hora das relações sexuais. Se a mulher adquirir qualquer infecção neste período, será mais grave do que em qualquer outra fase”.