Por: Albino Tchilanda


Face à situação económica e financeira que o país tem vivido, a Assembleia Nacional efectuou uma série de cortes nos subsídios dos deputados. Desde a semana passada os deputados deixaram de viajar na primeira classe, ter as habituais refeições no final de cada sessão parlamentar, segundo informou na última semana, em Luanda, o secretário geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri. O parlamentar dissipou também as especulações sobre o suposto salário supérfluo do deputado. Nari revelou que o ordenado do deputado é de 400 mil kwanzas e, segundo o secretário, este valor pode corroer ainda mais.

Agostinho de Neri falava à RNA aquando da apresentação da Proposta Orçamental para 2018. Para além dessas medidas, o deputado adiantou que neste momento Assembleia Nacional está a fazer uma serie de medidas que visam adoptar o parlamento angolano às situações actuais.
 
Os deputados deixaram de viajar nos voos da primeira classe e passam a viajar na classe executiva e as refeições que os deputados mantinham no final de cada sessão parlamentar deixarão de existir. Quanto ao salário, o deputado não tem um ordenado supérfluo, o salário do deputado é de 400 mil kwanzas”, revelou o secretario.
 
 O ajustamento nas despesas  do Parlamento, segundo o deputado, visa adoptar o orçamento do parlamento angolano às situações actuais que o país vive. 
 
Para além dessas medidas foi também reduzido o número de deputados que integram as delegações de saídas para trabalho no exterior do país.
Quanto a marca da viatura do deputado, o parlamentar informou que continua em análise e tão logo a presidência do parlamento decida será anunciada.
“Estamos a fazer ajustamentos, retirando alguns valores de uma rubrica para outras sem criar muitos prejuízos. Reduzimos o número de deputados que viajam, o que não é fácil para o deputado. Ajustamos também as refeições”, informou.
 
Apesar dos cortes nos subsídios dos parlamentaristas, Agostinho de Neri acautelou que os deputados continua a ter assistências médica e protocolar bem como os subsídios para manutenção da sua moradia.