Imagem: D.R.


O tão esperado satélite angolano AngoSat-1, construído pela Corporação Energética de Míssil e Espaço da Rússia, para Angola, programado para ser lançado em Dezembro deste ano, foi confirmado nesta segunda-feira pelo vice-primeiro ministro da Federação Russa, Yuri Trutnev, à saída de uma audiência com o Presidente da República, João Lourenço.

Yuri Trutnev, que está em Luanda para uma visita de algumas horas, considerou um ganho para os dois estados o lançamento do primeiro satélite angolano, citou Angop.

Em Outubro do ano em curso o ministro angolano das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, tinha adiantado que 7 de Dezembro como data para o lançamento do AngoSat-1.

Quanto às trocas comerciais entre os dois países, Yuri Trutnev afirmou que triplicaram no período 2016/2017, sem contudo avançar números.

No encontro com o Chefe de Estado angolano, o dirigente russo abordou o desenvolvimento da cooperação bilateral, com destaque aos sectores técnico militar, agricultura, minas e telecomunicações.