O sorteio da 21.ª edição do Campeonato do Mundo de futebol, a decorrer de 14 de Junho a 15 de Julho do próximo ano começa hoje a partir das 16 horas, no Palácio do Kremlin, em Moscovo, Rússia, . A rifa das 32 selecções dos cinco continentes vai determinar os adversários e os grupos em que vão figurar as equipas, entretanto, a Itália, tetra campeã europeia estará de fora por não conseguir se apurar à fase de grupo. 
O evento realizado no país anfitrião, Rússia, poderá sortear os 5 (cinco) representantes da África, 14 (quatorze) da Europa, 8 ( oito) da América, 4 (quatro) da Ásia e 1( um) da Oceânia numa sequência alfabética de A a H , com quatro equipas por cada grupo, segundo o site da Federação Mundial de Futebol Associado, FIFA.
Organizado pela Federação Internacional de Futebol Associado, FIFA as equipas  concorrentes serão selecionadas de acordo com suas classificações no Ranking do Organismo, distribuídas em pote.
No Pote 1, por exemplo, estão a Rússia (anfitriã), Alemanha (detentora do título), Portugal (campeão europeu), Brasil, Argentina, Bélgica, Polónia e França. Estas não poderão defrontar entre si logo  na primeira fase da competição.
Há 87 anos, o Campeonato do Mundo regista oito campeões. Brasil é o país mais titulado (1958, 62, 70, 94 e 2002), a Itália tem quatro (1934, 38, 82 e 2006), à semelhança da  Alemanha (1954, 74, 90 e 2014).
No sorteio uma bola é tirada inicialmente no pote1 , contendo o nome da equipa, e a seguir outra, com a indicação do grupo, de modo a determinar a série em que cada país vai disputar a primeira fase.
Um campeonato marcado pela ausência da tetra campeã europeia, a Itália, por não conseguir passar a fase do apuramento. Lembre-se que em 2006, a selecção angolana marcou sua primeira presença.