Tupuca LDA é uma Startup angolana de Gestão de Serviços Online e Logística, está domiciliada provisoriamente no bairro Lar do Patriota. A startup venceu o Prémio Jovens da Banda, na categoria de Empreendedorismo.

Há 1 ano foi lançada a primeira plataforma online em Angola com serviços de entregas, que permite os usuários encomendar refeições de vários restaurantes a partir dos seus “Smartphones” (iOS e Android). Inicialmente começou as suas operações no Belas, com 2 restaurantes entregando pouco mais de 30 refeições por semana. Sem hesitar e acreditando no sonho de empreendedorismo, startup concorreu para SEEDSTAR Luanda, em 2016, para apresentar as suas intenções no mercado angolano, mas não venceram.

De seguida aplicaram para concorrer no Web Summit, para representar Angola no maior evento de tecnologia do Mundo, foram aceites, mas categoria de ALPHA Startup (empresa no estado embrionário). Fruto do trabalho e persistência ao longo dos últimos 6 meses, tem vindo a ganhar atracção e reconhecimento no mercado. Atualmente, tem ainda mais de 50 restaurantes activos na plataforma e mais de 100 restaurantes registados na lista de espera. Expandiu a sua zona de entrega de refeições para o Centro da Cidade, Centralidade do Kilamba e arredores. Tendo criado uma solução que abrange todas as classes sociais.

Serviu desde estudantes universitários a Executivos. Tem mais de 20. 000 utilizadores na plataforma e mais de 80. 000 refeições vendidas até ao momento. Efectuou mais de 30.000 entregas com sucesso. Além do fim lucrativo, na Tupuca acredita-se no potencial humano angolano, já que se criou um modelo de negócio, Uber, que capacita e potencializa jovens angolanos com motos próprias.

A jovem empresa acredita em igualdade de oportunidade, onde as posições chaves são asseguradas por mulheres. Tem um processo contínuo de conversão jovens do mercado informal para o formal. Actualmente, empregou mais de 75 jovens com perspectivas de crescer até 100 no final do ano. Este crescimento é fomentado através da demanda dos serviços que se reflecte em mais de 200.000.000 kwanzas em vendas através da Tupuca.

O objectivo a curto prazo é liderar o mercado nacional em serviços de entregas ilimitadas e maximizar o potencial humano angolano. Há igualmente a vontade de continuar a definir as tendências no mercado introduzindo novas tecnologias e adicionar vários serviços numa só plataforma.