Texto: Adalmira Ekuikui


O Centro Cultural Brasil-Angola assinou um acordo ontem, 5, com a transportadora aérea de bandeira, TAAG, para esta patrocinar a vinda de artistas e formadores brasileiros a Luanda, este ano.

O embaixador do Brasil em Luanda, Paulino Franco de Carvalho Neto, e do administrador Comercial da TAGG William Boulter, foram os assinantes do compromisso. A previsão, segundo nota da instituição artístico-cultural, é de que venham 30 personalidades brasileiras e de outros países que compõem a Comunidade dos Paises de Lingua Portuguesa (CPLP), para actividades artísticas e culturais, também serão ministrados cursos em varias áreas, nomeadamente o teatro, música, escrita e artes plásticas.

O embaixador do Brasil em Angola, Paulino Franco de Carvalho Neto, destacou  a importância da parceria e entende que o acordo vai colaborar para estreitar ainda mais os laços entre Brasil e Angola por meio da cultura ao ser promovido as trocas profissionais entre artistas, escritores, músicos angolanos e brasileiros.

O administrador comercial da TAAG, William Boutler enfatizou o entusiasmo da TAAG em consolidar o acordo e, desta forma, facilitar a vinda de expoentes da cultura brasileira, bem como divulgar o trabalho da companhia aérea.

O acordo visa fomentar o intercâmbio entre a cultura angolana e brasileira, tem já na sua agenda a Festa Literária, marcada para Maio, em alusão ao Dia da Língua Portuguesa. O evento contará com a presença de escritores da  CPLP, as atrações serão divulgadas em breve ao público.