Por: Neliengue Sancho


O primeiro satélite angolano denominado Angosat-1 está confirmado o lançamento este ano em Baikonur, Cazaquistão, considerada a maior base mundial para satélites em órbitas. Os testes terminam na terceira semana de Julho, garante director nacional para Assuntos Espaciais.

Segundo o director nacional para assuntos espaciais, Zulana João, em declarações à Rádio Nacional de Angola, os últimos ensaios para a colocação em órbita do Angosat-1 decorrem a “bom rítmo”, “estamos em fase do teste do satélite e os mesmos decorrem a 80% e são cruciais para ditar a janela definitiva”, reforçou.

Os testes terminam na terceira semana de Julho, sendo que o lançamento será feito em Baikonur, Cazaquistão, por ser uma área estratégica de sucesso para o lançamento, por estar próximo do equador e por ser o local onde são feitos os maiores lançamentos à volta do mundo desde o primeiro satélite em 1947.

A construção do satélite teve início a 19 de Novembro de 2013, estando a cargo de um consórcio russo 12 anos depois das negociações.