CULTURA

Exposição de Januário Jano entre as cinco melhores de Londres em Janeiro

Texto: Elizabeth David

Imagem: Crédito à Neovibe

O artista plástico angolano, Januário Jano, realizou de 7 de Janeiro a 5 de Fevereiro, em Londres, a sua primeira exposição individual com a Galeria Kristin Hjellegjerden, tendo como o ponto de partida o termo “imbambas”, que em kimbundu quer dizer “coisas”.

“Imbambas: Unsettled Feelings of Object & Self” foi considerada uma das melhores exposições do mês de Janeiro, de acordo com a FAD Magazine, uma revista de arte contemporânea de Londres.

Embora esteticamente diversas, incorporando diferentes materialidades e contextos, as obras partilham uma presença física que ressoa no tempo e no espaço por apresentar uma profunda contemplação do papel do objecto na construção e reforço da identidade cultural.

Sobre o artista
Januário Jano, também conhecido por JanoMcbeeboo, desenvolveu o hábito de explorar várias formas de criar imagens, da arte de rua à arte convencional.

Concluiu uma pós-graduação, tendo sido aprovado com distinção BA (Hons), em Estudos de Design, na ex-Universidade Guilhall (actual London Metropolitan University), em 2005. Trabalha, sobretudo, em pintura, instalação, vídeo e fotografia, usando mistura de diferentes media. Participou em quase trinta exposições colectivas e individuais em países como Angola, Portugal, Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Camarões.

O artista plástico está envolvido em projectos de pesquisa que têm sido o foco do seu trabalho.  

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo