MundoTecnologia

Investigadores brasileiros criam aplicativo para detectar fake news

Um grupo de investigadores brasileiros anunciou, ontem,  a criação de uma plataforma que permite combater notícias falsas. O plicativo funciona através de uma combinação de algoritmos e apresenta 96% de precisão.

A ferramenta permite prever a probabilidade de um texto ser falso, segundo um relatório divulgado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), uma das patrocinadoras da iniciativa. Funciona por meio de uma combinação de inteligência artificial e modelos estatísticos.

O sistema foi criada por investigadores brasileiros afectos ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) da Universidade de São Paulo (USP). Aplica métodos estatísticos para avaliar características da escrita, como palavras utilizadas ou as regras gramaticais mais frequentes.

Os recursos são utilizados por um classificador baseado num modelo de inteligência artificial capaz de distinguir linguagem, vocabulário e padrões semânticos de notícias falsas e verdadeiras, permitindo deduzir se um texto enviado à plataforma é ou não notícia.

Nos testes iniciais, a plaraforma utilizou um número de notícias falsas e verdadeiras redigidas em português, contendo vocabulário utilizado em mais de 100 mil notícias publicadas nos últimos cinco anos.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo