NegóciosPOLITICASOCIEDADE

País passa a contar com oito moedas. Moeda de 200 Kwanzas entra em circulação

O Banco Nacional de Angola (BNA) vai colocar em circulação, na segunda-feira, uma moeda de 200 kwanzas para comemorar o 20.º aniversário da Paz e Reconciliação Nacional, que se assinala a 4 de Abril.

A distribuição pública da moeda comemorativa será feita através dos bancos comerciais. O metal traz a “ilustração de um abraço fraterno entre os símbolos de reconciliação e união”.

Unicolor, prateada e semi-serrilha, no verso da moeda destacam-se o valor facial ao centro da inscrição “Kwanzas”, a cestaria como símbolo da cultura nacional e, na base, o ano de emissão “2022”.

O motivo da entrada em circulação da oitava moeda é a expressa declaração fraterna nacional entre os angolanos e a inscrição no topo “Paz e Reconciliação Nacional” são as características da face.

Segundo o BNA, a nova denominação, ao abrigo da Lei n.1/22, de 24 de Janeiro, complementa as moedas metálicas em circulação, nomeadamente 50 cêntimos, 1 kwanzas, 5 kwanzas, 10 kwanzas , 20 kwanzas, 50 kwanzas e de 100 kwanzas, perfazendo um total de oito moedas metálicas da “família de kwanza”.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo