NegóciosPOLITICASOCIEDADE

Crédito habitacional: interessados podem ir negociar com bancos comerciais a partir de 6 de Junho

Texto: Elisabeth David

O aviso n°9/2022 sobre o crédito à habitação e crédito de construção só entra em vigor no dia 6 de Junho. A partir dessa data é possível ir a um banco comercial e negociar o crédito.

Os trabalhadores bancários não são ilegíveis. José Rodrigues da Associação Angolana dos Bancos explica que os promotores devem elaborar projectos devidamente legalizados e de várias tipologias para que possa possibilitar o bolso do cliente.

Cada interessado pode habilitar-se a um crédito de até 100 milhões em função do seu rendimento, já que a taxa de juros não pode ser superior a 40%.

 “O cliente ao receber o crédito, deixa de ter a taxa de 40% do seu salário como desconto, por exemplo se uma pessoa ganha cem mil, 40% do seu salário será 40 mil, serão esses 40 mil que vai sustentar o crédito. O cliente pode ir ao banco e pedir uma simulação de que aqueles 40 mil só podem calcionar aquele financiamento, que por exemplo só poderá calcionar 2 milhões, aí o cliente já sabe que não pode pedir 5 milhões”, esclareceu José Rodrigues.

Mas, os cidadão devem acautelar-se para não ficarem sufocados pelas despesas do crédito, aconselham economistas, que sublinham que, dada a média salarial angolana e a esperança média de vida de até 50 anos, os mais beneficiados serão os jovens.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo