TecnologiaViajar

Apagão no Aeroporto 4 de Fevereiro afectou 80% das operações aeronáuticas 

Texto: Berlantino Dário

A avaria de iluminação no sistema de balizagem da pista principal do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, fez com que 80% das operações de aeronaves ficassem em terra.

A falha foi detectada às 18h desta segunda-feira e inviabilizou o funcionamento normal das aeronaves.

De acordo com a nota de imprensa que a Sociedade Gestora de Aeroportos fez sair,  o problema afectou 80% da capacidade de serviços da pista; teve implicações directas nas operações das companhias aéreas TAAG, QATAR da força aérea nacional (só para citar), que se viram impossibilitadas de sobrevoar por algumas horas.

Devido à urgência que a situação apresentava, os técnicos especializados da empresa, informa a SGA, superaram a avaria duas horas depois da ocorrência, resultando, na reposição da normalidade da pista e das operações aeroportuárias.

Toda a operação foi controlada por uma equipa especializada, acompanhada pelo Ministério dos Transportes.

O Aeroporto Internacional, informa a nota, garante operação aérea mais de 40 anos; dispõe de duas pista, sendo uma secundária e outra principal, que, devido ao sistema de pavimento e de balizagem diúrna e nocturna, está a beneficiar de obras de reabilitação desde o mês de Abril do ano de 2021.

Com a conclusão das obras previstas para o presente ano, o aeroporto terá pistas com pavimento e está prevista ainda a construção de infraestrutura e substituição de toda a balizagem, lê-se.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo