MundoPOLITICA

Elementos estranhos tentaram sequestrar cadáver de José Eduardo dos Santos em Espanha 

As autoridades espanholas denunciaram esta quarta-feira, 10, uma tentativa de “sequestro” do cadáver do antigo Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, que se encontra no Instituto de medicina legal de Barcelona, aguardando por uma ordem judicial.

De acordo com o Club K, os responsáveis do instituto notificaram aos advogados da família do malogrado Presidente, informando que um grupo encabeçado por um homem que identificou-se por “Victor Fonseca”, compareceu por volta das 14h no “tanatorio” (local onde se encontra o cadáver) munidos de documentos, alegando que já estava tudo “resolvido” e que pretendia levar o corpo de José Eduardo dos Santos, para ser enterrado.

Ao sentirem baralhados, os responsáveis do instituto telefonaram imediatamente para os representantes legais da família informando sobre o que se estava a acontecer. Segundo o portal angolano, deduz-se que o grupo tentou “levar” o corpo de JES, aproveitando o facto de que Espanha observa neste mês de Agosto, as férias judiciais, e assim sendo os tribunais estão parados até o proximo dia 31. Com os tribunais parados, os homens desconhecidos terão tentado a sua sorte quanto ao resgate do cadáver de JES.

Sobre o enterro de JES

Desde o anúncio do óbito no passado dia 8 de Julho, JES não foi ainda a enterrar devido a uma contradição entre os filhos mais velhos do malogrado e a viúva apoiada pelo Presidente João Lourenço. Os filhos mais velhos são de opinião que o corpo de JES só deve ser enterrado em Angola, depois de Lourenço sair do poder, já a viúva Ana Paula dos Santos, pretende remeter o assunto a Presidência da República, para as devidas honras de Estado.

No mês passado, o governo angolano despachou para Barcelona uma delegação chefiada pelo Chefe da casa Militar, Francisco Furtado, a fim de resolver o diferindo existente, tendo inclusive garantido que somente regressaria a Luanda com o corpo. Segundo fontes do Club-K, o general Furtado já se encontra em Angola.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo