KANDONGUEIROSOPINIÃOSOCIEDADE

Formadores da CNE estão a substituir candidatos apurados por familiares, dizem formandos 

Por: Redacção

Os candidatos apurados pela CNE para trabalhar nas assembleias de votos em Viana, Cazenga e Cacuaco queixam-se de estarem a ser excluídos e depois substituídos por pessoas que não têm nomes na lista e que vêm por indicação de formadores.

Vários jovens que se inscreveram e receberam ligações da CNE para se dirigirem aos locais onde devem fazer a formação não estão a ser permitidos a se cadastrar para terem acesso às provas, que lhes habilitaria a trabalhar nas assembleias de voto.

Uma ronda efectuada pela JdB hoje de manhã, após receber várias denúncias dos lesados, verificou que nas escolas do João Beirão, no Puniv 5112, vulgo instituto do Kapalanga (ambas em Viana), na Escola Grande e no Puniv do Cazenga, os jovens após quatro dias de formação não estão a ser cadastrados.

Os candidatos nessa condição, apurou o nosso portal, foram seleccionados para fazerem formação de 1 a 5 de Agosto, na primeira semana, e não compareceram, por alegado desconhecimento. No sábado, receberam ligação da Comissão Nacional Eleitoral para se dirigem aos locais de formação. Participaram da formação, mas seus nomes não constavam nas listas presença. 

“Estou a sair agora da sala de formação, fui expulso. Estão a vir pessoas por indicações de formadores e estamos a ser substituídos. Não aceitaram me cadastrar para a prova. Eu participei nas aulas durante quatro dias”, disse um candidato, visivelmente agastado.

Na escola do Kapalanga, a JdB tentou saber o que se estava a passar, não foi possível. No Cazenga, verifica-se o mesmo problema. Maurício Mwata é um candidato. O jovem conta que seu nome saiu na lista da primeira semana e não sabia. Quando se apercebeu, dirigiu-se ao local do seminário, porém não foi permitido fazer a formação.

“O meu nome saiu para a primeira semana. Eu não sabia, assim que soube fui lá no Cazenga, mas não me deixaram. Foi a CNE que me mandou vir”, queixou-se. 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo