CULTURAMundoMUNDOSOCIEDADETecnologia

ONU ‘obriga’ países a assinar “Declaração de Compromisso para transformar Educação”

Iniciou ontem, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, a Cimeira sobre a Transformação da Educação. Entre as discussões estão temas como “Desafio Global de Enfrentar a Crise da Aprendizagem “‘Transformando a Educação para Transformar o mundo: aprendendo a viver juntos de forma sustentável”, “Educação em Situações de Crise- uma parceria para acções transformadoras para educandos”,” Transformação Digital da Educação”, “Promover a Igualdade de Género e o Empoderamento de Meninas e Mulheres na e por meio da Educação”.

Angola está presente através de uma delegação chefiada pela embaixadora Maria de Jesus Ferreira, representante permanente da Missão de Angola junto da ONU. A sessão de abertura foi orientada por António Guterres. O Secretário-Geral da ONU defendeu, ocasião, a atribuição de mais recursos para a educação, principalmente para a literacia digital para permitir uma educação de qualidade.

“Os ricos têm acesso aos melhores recursos, escolas e universidades, levando aos melhores empregos, enquanto os pobres – especialmente as meninas – enfrentam enormes obstáculos para obter as qualificações que podem mudar as suas vidas”, interveio.

Sendo que cerca de 70% das crianças de 10 anos em países pobres são incapazes de ler um texto básico, no final dos trabalhos, será  adoptada uma Declaração de Compromisso dos Estados-membros para transformar a Educação.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo