Concurso público na saúde: 2ª chamada será sexta-feira e 2023 haverá mais concurso

Por: Redacção
Os candidatos apurados para a segunda chamada do concurso público da saúde vão fazer o exame de admissão esta sexta-feira, 30 de Setembro, no Campus Universitário, no Camama, Luanda.
A garantia foi dada hoje pela ministra da Saúde, Silvia Lutucuta. Segundo a dirigente, este exame destina-se apenas a concorrentes que possuem a ficha de inscrição validada, aqueles que preencheram os requisitos necessários. No total, são 15 mil 354 candidatos nesta situação.
A prova é única para cada categoria e será feita ao mesmo momento. Nem todas as províncias têm essa segunda chamada. Luanda é a que possui mais candidatos e todos vão fazer a prova no Campus Universitário.
Silvía Lutucuta reiterou que os candidatos devem consultar a plataforma. É nela onde está referenciada a escola e o local do exame para as demais províncias. Para este concurso, avançou, estão disponíveis 8 mil vagas. Cerca de 6 mil para o âmbito provincial e 2 mil para o órgão central, para mais de 280 mil candidatos.
Silvía Lutucuta reconheceu ter havido alguns problemas na primeira chamada, sobretudo em Luanda, Benguela, Huambo e Huíla, devido à complexidade do processo. Pediu aos jovens para não se desanimarem, porque haverá mais concurso no próximo ano.
“Achámos que devíamos dar oportunidades iguais a todos da mesma classe. O Ministério da Saúde não vai parar por aqui. Falta pouco para o ano de 2023, teremos outro concurso público. Os nossos jovens que não se desanimem. Haverá um leque grande de oportunidade, tanto por iniciativa privada como a do sector.