MUNDONegóciosPOLITICASOCIEDADETecnologia

Angosat-2 pronto para comercializar serviços de telecomunicações

Estão cumpridos todos os processos da segunda fase dos testes do satélite geostacionário angolano. O Angosat-2 está pronto para começar a comercializar os seus serviços, que poderão facilitar as telecomunicações de telefonia, Internet, telemedicina, teledifusão e radiodifusão.

O satélite foi definitivamente entregue aos angolanos. “Foi assinado com a parte russa os testes finais do Angosat-2. Hoje o satélite é nosso”, informou esta quarta-feira, em Luanda, o ministro das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, durante um seminário sobre os benefícios do Programa Espacial Nacional.

Cumpridos os testes, o aparelho está pronto para começar a comercializar os serviços, permitindo a cobertura de comunicações em todo o continente africano, particularmente a região sul, sul da Europa e outras localidades do mundo até 15 anos.

 O Angosat-2 possui 56,2 metros de comprimento, 7,4 de diâmetro, pesa 2 toneladas e tem 15 anos de vida útil (depois desse tempo é destruído). Providencia uma alta taxa de transmissão de dados (HTS) e vai fornecer serviços de telefonia, Internet, telemedicina, teledifusão e radiodifusão.

O aparelho substitui o satélite de comunicação geostacionário angolano Angosat-1. Foi lançado às 16 horas do dia 12 de Outubro de 2022, em Baikonur, Cazaquistão, através do foguete Proton-M (rampa 81), percorrendo 36.000 quilómetros e entrou em órbita, às 3 horas do dia 13.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo