Empresa de Elon Musk quer fornecer serviços de Internet em Angola

Por: JdB
A Starlink, operadora de Internet (por satélite) do empresário e multimilionário Elon Musk, vai lançar seus serviços em Angola no segundo trimestre deste ano, para a expansão da empresa no mercado africano e materializar a missão de fornecer acesso à Internet para áreas remotas e carentes em todo o mundo.
A informação vem de um anúncio disponível no site da Starlink. Após a submissão da intenção, a operadora deverá aguardar pela aprovação do Instituto Angolano das Comunicações (INACOM), tal como acontece nesse momento comma Nigéria.
A Starlink usa satélites para fornecer internet de banda larga em todo o mundo, assim como o sistema de posicionamento global (GPS) e dados de localização para telefones móveis em todo o planeta. Ao contrário do GPS, requer milhares de satélites para que o serviço funcione sem quedas na cobertura.
“O serviço de alta velocidade e baixa latência da Starlink é possível por meio da maior constelação mundial de satélites altamente avançados operando em uma órbita baixa ao redor da Terra”, lê-se no site da empresa.
Após a concretização, a operadora forcenerá serviços a clientes corporativos para compra de internet de alta velocidade. No final do ano passado, a Starlink disse que os seus clientes nos Estados Unidos da América esperavam por velocidades entre 20 a 100 megabits por segundo (Mbps) nos seus planos de internet fixa, enquanto para empresas os números de expectativa realista dobram para 40-220 Mbps.