CULTURASOCIEDADETecnologia

Instituições do ensino superior privadas admitiram estudantes sem submetê-los  a exames de admissão 

O ministério do Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação denuncia a existência de instituições de ensino superior que admitem estudantes sem estes realizarem exames de acesso.

Trata-se do Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela (ISPOCAB), Instituto Superior Politécnico Internacional de Angola (ISIA), Instituto Superior Politécnico do Kilamba (ISPKILAMBA) e o Instituto Superior Politécnico do Bita (ISPOB).  

A atitude, entende o Ministério “ameaça a concretização da qualidade educativa e afronta a autoridade do Estado”, violando, deste modo, o Decreto Presidencial n.º 5/19, de 8 de Janeiro.

Em comunicado, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, faz saber que, apesar de existir um Regulamento Geral de Acesso ao Ensino Superior Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela (ISPOCAB), Instituto Superior Politécnico Internacional de Angola (ISIA), Instituto Superior Politécnico do Kilamba (ISPKILAMBA) e o Instituto Superior Politécnico do Bita (ISPOB) admitiram candidatos sem a realização de provas de acesso.

O órgão de tutela classifica o comportamento como “grave atropelo da lei, o que, para além de afectar a credibilidade dessas instituições, ameaça a concretização da qualidade educativa e afronta a autoridade do Estado”, 

 Em consequência disso declarou, ” nula e sem efeito legal a admissão dos estudantes nestas condições” e atribuiu aos gestores daquelas instituições total responsabilidade relativamente às consequências decorrentes do processo de supervisão que está a cargo da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo