CULTURASOCIEDADE

Do jornalismo ao mundo literário: Israel Campos lança-se na literatura

Por: JdB

O mundo do jornalismo está repleto de exemplos de profissionais que, após vários anos de percurso, experimentam a veia literária. Gabriel Garcia Marques, Agualusa ou Mia Couto são alguns exemplos, se bem que uns experimentaram primeiro uma coisa e só depois a outra. Apesar dos seus ainda miúdos anos de estrada, sem mais nada a provar no lado profissional, Israel campos não quer fugir a “regra”.

O jovem jornalista angolano decidiu vestir a pele de escritor para apresentar, no próximo dia 16 do corrente, no Cine Teatro Garret, em Lisboa, o seu romance de estreia, durante a realização do ‘Correntes D’Escritas 2023’, em Portugal que, nesta edição, homenageará Manuel Rui, nos seus 81 anos.

Intitulado ‘E o Céu Mudou de Cor’, a obra de Israel Campos sai sob chancela da Kacimbo Editora. Foi prefaciada pela colunista e ex-vice-ministra da Educação Alexandra Simeão. Após a apresentação do livro, o jovem jornalista é aguardado numa mesa redonda, a 17 de Fevereiro, para partilhar suas ideias ao lado de outros conhecidos escritores.

No dia 22, seu livro será apresentado na livraria Leya, na Buchholz, em Lisboa, pelas 18 horas. Aqui, o conhecido jornalista Almeida, o jovem Sedrick Carvalho e a arquitecta Maria João Teles Grilo, far-se-ão presentes.

Israel, de 23, anos começou a carreira como locutor de programas infantis na Rádio Nacional de Angola, aos 12 anos e também teve uma curta passagem na Jovens da Banda. Actualmente é jornalista freelancer para o serviço em português da Voz de América (VOA) e para o serviço mundial da British Broadcasting Corporation (BBC).

O jovem jornalista nasceu em Luanda, em Março de 2000. É licenciado em Jornalismo pela City University of London e mestrando em Comunicação Estratégica e Liderança, na Universidade Católica Portuguesa.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo